E se eu fosse um Promotor Oficial? pt.2

Para merecer o bônus é necessário estar disposto a arcar com o ônus.

28/06/2025 Habblet

A entrevista, desta vez, continuará com desabafos feitos pela comunidade pelo X/Twitter que poderão ser acompanhados na íntegra. Como todos sabem, nada melhor do que questionar quem entende do assunto: Promotores Oficiais!

Caso não tenha lido a 1ª parte da entrevista, clique aqui e confira!

 

Entrevista

 

Membros:

 Jogadores problemáticos deveriam ser barrados de realizar ou colaborar em campanhas?


 Foreign: "Sim, assim como eu acredito que deveriam ser barrados de fazerem parte do corpo de um projeto oficial. Não sei, mas na minha cabeça não faz sentido vincular a imagem de um fã-site, por exemplo, a uma pessoa que comete atos reiterados dentro e fora do jogo (sobretudo nas redes sociais, como servidores de Discord e X/Twitter).

 

Opulences: "Depende. Se com problemático estamos englobando casos graves  como racismo, transfobia, capacitismo  para casos como vandalismo eu acho que não merecem uma segunda chance. Pessoas assim vivem somente para fazer o caos e não merecem lugar de visibilidade, não vejo pq um fã site iria achar benéfico manter uma pessoa que já teve um histórico ruim seja bagunçando quartos ou cometendo ofensas graves, eu particularmente n gostaria de vincular minha imagem com gente baixa. Fora que esse tipo de gente ao entrar no fã site acaba tirando vaga de pessoas q são realmente empenhadas e esforçadas."

 

Haang: "Na minha opinião, sim, deveriam ser barrados de realizar/colaborar em campanhas. Ainda mais no caso de usuários que são banidos com frequência e não demonstram nenhuma mudança de comportamento — o que, convenhamos, quase nunca acontece. Acredito que, para realizar e colaborar em campanhas, é necessário ter um certo perfil dentro do hotel. E, quando digo isso, me refiro a manter uma boa relação com a comunidade, e não a agir com toxicidade."

 

Eliseo: "Acho que devem existir exceções. Existem jogadores que se arrependem, melhoram o comportamento e demonstram interesse em contribuir para o entretenimento do jogo. Esses merecem uma chance e um voto de confiança."

 

Lordh: "Visto que os mesmos tem diversas oportunidades de mudança e não mudam, eu acho que o justo seriam ser barrados, até porque as atitudes demonstram que os mesmos não querem participar e sim, causar algazarra."

 

Mekar: "Sim, deveriam. Na minha opinião, é muito difícil se desvincular de uma visão problemática quando se defende algo com unhas e dentes ou quando já se teve atitudes negativas dentro do jogo. Se a pessoa causou um problema, por que deveríamos dar a ela a chance de entregar algo para a comunidade?"

 

Izis: "é sempre bom manter a harmonia seja entre equipe, relação com a staff e etc. para que haja respeito, empatia e relacionamentos saudáveis eu sou a favor de que haja sim uma boa seleção de colaboradores com critérios específicos e justos."

 

Tempo de distribuição de emblemas:

 Em sua opinião, qual o melhor critério para a duração de cada emblema de uma campanha?


Opulences: "Independente dos emblemas eu creio q ele deva durar de 24 ou 48 horas no mínimo para ser retirado. Temos um hotel consideravelmente grande que atende a diversos tipos de players sendo alguns de fora do Brasil e a maioria dos eventos acontecem na parte da noite, esses usuários acabam tendo que ficar acordados até mais tarde para conseguirem pegar um emblema, oq pode ser 20,21,22 pra gente acaba sendo 00,01,02 pra eles. Também vale considerar as pessoas que trabalham ou estudam no período noturno q acabam ficando sem a oportunidade de conseguir o emblema e as vezes se dá por conta da má divulgação, eu já perdi alguns eventos pq mal sabia q ia ter no dia. 24 horas é um ótimo tempo pois todas as pessoas conseguiriam coletar os prêmios no seu tempo, e sim, entendo q fã sites no geral gostam de números e usam isso como uma estratégia para não faltarem nos próximos eventos, porém, acaba que estão mais afastando doq atraindo. Emblema deveria ser um brinde e não isca para atrair público."

 

Polo: "Acredito que a duração dos eventos não deveria ser motivo de debate. A realidade é que, se são organizados pela staff ou até mesmo pelo AeA, os usuários da comunidade do Habblet tendem a dar mais visibilidade. Quando se trata de campanhas de fasite, muitos demonstram desinteresse, não participando das atividades, apenas querendo chegar ao final para pegar o emblema, não prestigiam o esforço da promotoria oficial de um fasite. Se o evento envolve pontos de prestígio, seja pela staff ou pelo AeA, eles sempre encontram tempo para participar, sem usar justificativas como trabalho ou estudos, acho muito razo esse debate, hiprocrisia demais."

 

Haang: "Os emblemas de eventos deveriam, no mínimo, ficar disponíveis por 24 horas. Há jogadores de outros países no Habblet cujo fuso horário é completamente diferente do Brasil, e isso também deve ser levado em consideração. Antes, eu imaginava que quem organizava os eventos gostaria que seu emblema fosse distribuído para toda a comunidade... mas, pelo visto, uma minoria prefere limitá-los. Apenas para ficar claro: estou falando dos emblemas que ficam disponíveis no navegador a partir de senhas ditas no quarto para recebê-los."

 

 Foreign: "Cada vez mais sinto que é preciso um aprimoramento dos horários de eventos para àqueles que têm um fuso diferente do Brasil, e até mesmo para nós brasileiros. Alguns shows da Seawood, por exemplo, algumas vezes vão até a madrugada da segunda-feira, e isso prejudica TODA a comunidade BR/PT que gostaria de ter o emblema - isso sem contar os outros projetos que trancam quartos de eventos para manter a "exclusividade" (seja desfile, jogo de comunidade ou evento com locução). Na minha opinião, urge a necessidade de fixar um tempo mínimo de disponibilização dos quartos emblemáticos, pois nem tudo precisa ser exclusivo no hotel. Quando fazemos algo para a comunidade, a flexibilidade é essencial."

 

Eliseo: "Os emblemas deveriam ter um tempo fixo de disponibilidade após a finalização do evento. 24 horas me parece um justo."

 

Lordh: "24 horas, visto que muitos não conseguem ir ou participar no memso mento do evento/atividade."

Mekar: "Para campanhas de fã-sites: Acho totalmente compreensível o tempo dado, que seria de uma semana, com tudo se encerrando na segunda-feira.
Para eventos com locução: Acho ótimo deixar até às 00:00 do dia. Mas, se fosse para modificar, eu sugeriria 24 horas ou até 12:00 do outro dia.
Para eventos avulsos com um jogo: Também acho interessante deixar o prazo de 24 horas.
Para eventos ao vivo: Está ótimo do jeito que está, com uma agenda de horários exclusivos para abertura.

Quero deixar claro que já vi algumas pessoas comparando eventos com locução aos eventos ao vivo. NÃO É A MESMA COISA.
Os eventos ao vivo fazem parte de uma campanha, com um nível maior de exclusividade, diferente da experiência de um evento com locução como, por exemplo, um jogo ao vivo comparado a um desfile de RPG.

Inclusive, na minha visão sobre esses eventos com locução, quanto mais pessoas estiverem com seu emblema, maior foi a demanda o que indica sucesso."

 

Izis: "Na minha opinião, o melhor critério para definir a duração de cada emblema em uma campanha no Habblet deve ser o equilíbrio entre a dificuldade da atividade e o tempo médio que os jogadores costumam ter disponível. Emblemas muito fáceis podem ter duração mais curta, enquanto os mais desafiadores merecem um prazo maior para não desmotivar os usuários. Também acho importante considerar a quantidade total de eventos na campanha, para que ninguém se sinta sobrecarregado tentando pegar tudo de uma vez."

 

Trecho opinativo: Jogos Comunidade


 

Como citado anteriormente, os Jogos Comunidade, um dos projetos mais antigos do Habblet Hotel, agitavam toda a comunidade e foi despertando interesse em diversos usuários, dos noobs aos mais experientes em blocos e wireds! Mesmo tendo contribuído diretamente na formação de vários, com o passar do tempo, o projeto trouxe, consigo, seus contras.

De antemão, informamos que todas as situações abordadas neste trecho não representam, necessariamente, a opinião da OldHabblet, bem como os entrevistados acima.

 

Acúmulo de jogos

 

 

Inicialmente, segundo usuários da época que já tiveram jogos aprovados (2019-2021), o projeto era gerido pelo staff Allancsl (atual Adamastor) e seguia o modelo do Habbo: “caso tenha um jogo, precisa enviar todas as informações no email e esperar a fila que não tem tempo determinado para ser aprovado, se é que um dia será pela quantidade de jogos acumulados. Porém você pode fazer jogos de datas comemorativas para ser aceito”; Ou seja: se o usuário elaborasse, por exemplo, um jogo de Carnaval e o enviasse entre o mês de janeiro e o início de fevereiro, havia grandes chances de ser oficializado pelo interesse na época festiva. Não há como afirmar se essa medida era justa ou não, mas era evidente que seguir um parâmetro um tanto retrógrado de outro hotel com funcionamento, recursos e principalmente jogadores completamente diferentes causaria acúmulos e um certo descontrole. Tal desregramento que ficou evidente em um tweet do gestor:

 

Mini campanhas

 

 

Era permitido, também, elaborar mini campanhas simples, anexando todos os quartos a uma central. A maioria desses envios eram de datas comemorativas ou de conscientização/prevenção, tendo a mesma prioridade pela gestão como abordado anteriormente.


Jogos de "It - a coisa" elaborados por Mekar e Opulences em 2020.

 

Ranking de pontos

 

 

Dentre as regras vigentes da época, era permitido incluir um placar de pontos para premiar um emblema extra aos que mais pontuavam. Embora fosse uma forma de valorizar a premiação escolhida pelos organizadores, nem sempre era tão divertido a quem jogava, já que nesse tempo, era bem comum dos rankings ficarem ativos por diversos dias, o que fazia alguns fanáticos virarem noites para conquistar uma boa pontuação, mesmo que afetasse diretamente a saúde deles e aos que não tinham a mesma disponibilidade para participar devido a trabalho e/ou estudo. No entanto, para que os vitoriosos recebessem suas insígnias, era necessário que os criadores entrassem em contato com a equipe staff para enviar a lista de premiação, o que dependia de um certo comprometimento e nem sempre acontecia, como ocorreu no jogo “Salve as Galinhas”, elaborado por um usuário estrangeiro em novembro de 2020, onde não houve um retorno até os dias atuais.

 

Envios repetitivos

 

 

No período do distanciamento social devido ao COVID-19, iniciado em 2020 no Brasil, o Habblet conquistou numerosos acessos, o que foi benéfico para produções de jogos e campanhas no hotel, à staff e ao Fã-site que esteve ativo. Foi nessa época, também, que usuários começaram a enviar jogos de forma excessiva, demonstrando que alguns não estavam prezando pelo propósito do projeto, apenas por visibilidade (vale citar que o Awards, que dentre diversas categorias continha as de Construtor e Criador de Jogos, era mais um projeto ativo nesse tempo e alavancava os mais populares). Isso ficou visível após nomes de criadores de jogos serem mencionados de forma repetitiva em jogos aprovados que nem sempre inovavam. Um momento que ficou marcado nesse projeto para a Equipe Staff, pelos diversos problemas que ocorreram, e para a comunidade por sua ocasião sazonal, foi a campanha de Natal do ano mencionado, onde houve uma competição (clique para acessar) de 25 jogos, cada um sendo aberto por dia. Por mais que a intenção tenha sido proporcionar o espírito natalino, alguns infelizmente e visivelmente enviaram participações para se promover, tendo em vista que um usuário, por exemplo, enviou até 4 jogos nessa competição e foram todos aceitos, enquanto outros não conseguiram o mesmo privilégio. Uma dessas participações repetidas gerou a situação mais caótica da competição, onde, já na fila, o anti-aus levava alguns usuários a um espaço oculto, impedindo-os de jogar. Além disso, alguns jogadores conseguiam burlar o jogo por má programação e pegar o emblema facilmente, além de transitar por todo o quarto:

 

 

Atualizações

 

 

Entre idas e vindas do projeto ao longo dos anos com tantas atualizações, em 2022 sob nova gestão, uma das mudanças estabelecidas foi a proibição de rankings, além das mini campanhas, já que o Se Joga tinha uma proposta para projetos mais elaborados e abrangia melhor esse tipo de participação. Era permitido, por outro lado, criar um jogo com até 3 pessoas, no entanto, apenas o proprietário do quarto receberia a premiação em questão (o que antigamente era mais flexível e todos adquiriam). Também, como um bônus, as participações aceitas eram premiadas com um emblema surpresa, também seguindo a mesma regra de apenas o proprietário receber. Isso gradualmente chamou a atenção e foi, inclusive, comentado pelo gerente de entretenimento Saturno no Twitter por receber alguns envios que incluíam nomes para ganhar o emblema.

 

O projeto ainda existe? Como participar?

 

 

Hoje em dia o projeto segue rigorosamente com a finalidade estabelecida desde o início: jogos que sejam criativos, “bobbásticos” e divertidos, recebendo apenas participações que são fora dos padrões do hotel, já que atualmente tudo é possível com os novos wireds e variáveis. Alguns deles até sendo representações de jogos reais, como Tetris Dominó, ambos programados pelo Arquiteto em Ação Jcol. Caso pense bem “fora da caixinha” e tenha grande interesse em criar um jogo que desafie a lógica, entre em contato com a equipe staff, abrindo um ticket no servidor oficial do Habblet no discord seguindo os seguintes requisitos:

 

1. Nome do jogo;
2. Uma curta notícia apresentando o jogo, citando os nomes dos criadores do jogo (OBRIGATÓRIO);
3. Link para o quarto do jogo;
4. Nome dos criadores do jogo.
5. Imagem do emblema a ser dado, em formato GIF e de dimensão 40x40, e o nome e descrição do mesmo (Máximo de 75 caracteres);

Observação: é necessário consultar disponibilidade para a realização da atividade.

 

Continuação da entrevista

 

Em meio a numerosos jogos, mais um projeto é apresentado ao Habblet em 2021Se Joga, que veio para abraçar as ideias da comunidade e elevar o nível do entretenimento do hotel! Dissertaremos sobre essa chegada promissora de forma opinativa e discutiremos mais tópicos envolvendo campanhas com os Promotores Oficiais na terceira e última parte!

 


OldHabblet - Aqui a diversão nunca envelhece.
Nos siga nas redes sociais:
 @OldHabblet

Escrito por Rilords

Jornalista


3 comentários
-Teach 28/06/2025
Excelente noticia Ri!
Tryst 28/06/2025
Muito bom!
Rilords 28/06/2025
só polemica

Sem permissão para comentar.

Faça login ou registre-se para comentar.

NO AR
OldHabblet
com OldDJ
 
Ver grade completa
com OldDJ