Feliz Dia Internacional dos Povos Indígenas!

Dia 9 de agosto é marcado pela celebração internacional dos povos originários.

09/08/2025 Habblet
Feliz Dia Internacional dos Povos Indígenas!
 
    Dia 9 de agosto é marcado pela celebração internacional dos povos originários, uma data que não pode passar batida no nosso país, que segundo o Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2022, é uma das nações com a maior quantidade de povos indígenas no globo, contando com cerca de 1 milhão e setecentas pessoas desse grupo cultural e diverso, que contém mais de 300 etnias, esse número representa uma crescente de quase 90% em relação a 2010, quando o número era de cerca de novecentos mil.
 

A Conexão com a Natureza

    Um dos principais ensinamentos que é em comum entre todos os povos de origem aborígene, é a comunhão entre o homem e a natureza, devendo sempre haver um respeitoso balanço entre a civilização e o meio ambiente, um ensinamento que se repete entre todos os povos, independente de fronteiras, mais antigo que qualquer meio de produção adotado pela humanidade. Mesmo sem nenhum senso de globalização, é interessante analisar que esses povos sempre praticaram uma intrínseca e profunda conexão com a natureza, não enxergando a mesma como um mero recurso, mas como um ser vivo que compartilha espírito e ancestralidade ao longo do tempo.

    Apesar dessa profunda relação, foi graças aos povos colonizadores, que por séculos se esforçaram para caçar, destruir e dominar os povos originários, hoje é difícil dizer que o homem, num todo, respeita a natureza, uma vez que é nítido o impacto ambiental negativo que exercemos diretamente no nosso meio ambiente, principalmente após a revolução industrial e após a implementação do capitalismo como meio de produção. Danos irreparáveis, mas que podem ser minimizados.
 


A Escravidão Indígena no Brasil

    No nosso país não foi diferente, com a chegada de colonizadores, nossos povos originários foram expostos a uma violência jamais vista por aqui, mesmo com a abolição da escravidão indígena em 1680, até hoje é possível sentir os efeitos traumáticos desse período que manchou a história com o sangue daqueles que são os nossos ancestrais, e até hoje há exemplos de povos indígenas brasileiros que são vítimas de trabalho análogo à escravidão, como em atividades em garimpos ilegais, que além de ser  uma mazela contra os indígenas, também é uma mazela contra a natureza que eles tanto prezam.

    Antigamente, os povos indígenas haviam sido os primeiros a serem escravizados no Brasil, justamente para criar uma mão de obra forçada para a extração do próprio pau-brasil.

    Esse momento jamais deverá ser esquecido, a vulnerabilidade desses povos deve ser lembrada.


PEC 48 e o Marco Temporal
    
    Recentemente uma das maiores lutas judiciárias e legislativas que envolvem os povos indígenas brasileiros é em relação ao proposto pela PEC 48, que altera o art. 231 da Constituição Federal de 1988, fixando um marco temporal para a ocupação das terras indígenas em 5 de outubro de 1988.

    Essa alteração é extremamente prejudicial para o povo indígena no Brasil, uma vez que essa ameaça representa a retirada de direitos fundamentais dos povos indígenas brasileiros, um retrocesso lamentável. As discussões sobre a PEC 48 ainda não se encerraram e o futuro é incerto.
    Nessa data, é sobretudo importante lembrar que até hoje ocorrem abusos em relação à dignidade dos povos originários no nosso país e no mundo, apoie o fim da PEC 48 assinando o abaixo assinado do Greenpeace: https://www.greenpeace.org/brasil/apoie/marco-temporal-nao/
 

Escrito por Xenell

Jornalista


3 comentários
estratosferico 13/08/2025
Importantíssimo
Araponga 14/08/2025
Precisamos sempre lembrar da importância! <3 
Rilords 21/08/2025
Mega importante ❤️ 

Sem permissão para comentar.

Faça login ou registre-se para comentar.

NO AR
OldHabblet
com OldDJ
 
Ver grade completa
com OldDJ