Feliz Dia Internacional dos Povos Indígenas!
Dia 9 de agosto é marcado pela celebração internacional dos povos originários.

Apesar dessa profunda relação, foi graças aos povos colonizadores, que por séculos se esforçaram para caçar, destruir e dominar os povos originários, hoje é difícil dizer que o homem, num todo, respeita a natureza, uma vez que é nítido o impacto ambiental negativo que exercemos diretamente no nosso meio ambiente, principalmente após a revolução industrial e após a implementação do capitalismo como meio de produção. Danos irreparáveis, mas que podem ser minimizados.

A Escravidão Indígena no Brasil
Antigamente, os povos indígenas haviam sido os primeiros a serem escravizados no Brasil, justamente para criar uma mão de obra forçada para a extração do próprio pau-brasil.
Esse momento jamais deverá ser esquecido, a vulnerabilidade desses povos deve ser lembrada.

PEC 48 e o Marco Temporal
Recentemente uma das maiores lutas judiciárias e legislativas que envolvem os povos indígenas brasileiros é em relação ao proposto pela PEC 48, que altera o art. 231 da Constituição Federal de 1988, fixando um marco temporal para a ocupação das terras indígenas em 5 de outubro de 1988.
Essa alteração é extremamente prejudicial para o povo indígena no Brasil, uma vez que essa ameaça representa a retirada de direitos fundamentais dos povos indígenas brasileiros, um retrocesso lamentável. As discussões sobre a PEC 48 ainda não se encerraram e o futuro é incerto.
Nessa data, é sobretudo importante lembrar que até hoje ocorrem abusos em relação à dignidade dos povos originários no nosso país e no mundo, apoie o fim da PEC 48 assinando o abaixo assinado do Greenpeace: https://www.greenpeace.org/brasil/apoie/marco-temporal-nao/
Sem permissão para comentar.
Faça login ou registre-se para comentar.